Florais de Bach Uma Visão Mitológica, Etimológica e Arquetípica

Florais de Bach

Produto novo

Depois de muitos testes e experiências bem sucedidas, fiquei plenamente convencido da eficácia da terapêutica floral e, na década de 80, introduzia na minha prática de consultório. Naquela época, não havia no Brasil muita literatura específica disponível

Mais detalhes

Disponível

R$ 17,90 c/ imposto

Mais informações

FLORAIS DE BACH - UMA VISÃO MITOLÓGICA, ETIMOLÓGICA e ARQUETÍPICA
6a Edição - Editora Pensamento, 1994
ISBN : 85-315-0859-2

Introdução

Depois de muitos testes e experiências bem sucedidas, fiquei plenamente convencido da eficácia da terapêutica floral e, na década de 80, introduzia na minha prática de consultório. Naquela época, não havia no Brasil muita literatura específica disponível e a maioria das pessoas nem sequer ouvira falar sobre florais.

Assim como eu, outros profissionais, isoladamente, foram direta ou indiretamente divulgando o assunto, não só pelos bons resultados obtidos junto aos clientes, como pelos cursos ministrados. Isso não passou despercebido dos meios de comunicação que, graças às suas reportagens, popularizaram de tal maneira o assunto que hoje em dia podese dizer que a terapia floral é a técnica "alternativa" mais adotada no nosso país.

Para suprir o anseio de conhecimento que se criou, muitos trabalhos foram traduzidos e publicados, e vários autores nacionais contribuíram significativamente com suas obras. Este livro, por sua vez, propõe-se a preencher uma lacuna deixada pelas outras publicações, as quais, perante a dificuldade de explicar cientificamente a atuação das essências florais, optaram por se abster de teorizar sobre o porque determinada flor atua para determinada emoção especificamente.

Por exemplo: por que a essência floral Mimulus atua nas fobias e não em outro tipo de emoção? Por que o Holly intervém em casos de raiva, em vez de tristeza?

Munidos basicamente de explicações generalizadas, e não relativas a cada floral em particular, o público leitor tinha que se contentar com uma resposta do tipo: "porque foi assim que Bach intuiu", quase um "porque sim!". Sabendo de antemão que os métodos de pesquisa científica ortodoxos em pouco elucidariam essas questões, procurei e encontrei as respostas na Sincronicidade (teoria junguiana da possibilidade de relação significativa, mas não causal, entre eventos). Fazendo um levantamento sobre os deuses e lendas ligados a cada uma das plantas de onde se extraem as essências florais de Bach, descobri as "grandes coincidências" entre essas histórias e o momento emocional no qual o floral está apto a atuar. Fora isso, as características de comportamento de cada planta (o modo como cresce, seus terrenos preferidos, suas cores, etc.) correspondem exatamente ao tipo de pessoa à qual a sua essência floral poderá ajudar. E, por mais estranho que pareça a quem não está familiarizado com a idéia da sincronicidade, até mesmo a etimologia dos nomes das plantas já nos esclarecem para que elas servem. Somando-se a isso, pesquisei o uso fitoterápico tradicional desses vegetais, em especial sob o enfoque milenar chinês dos Cinco Movimentos e constatei que, além de seu uso para o equilíbrio de determinados sintomas físicos, tais plantas já eram usadas, sob a forma de chás, para as mesmas emoções para as quais Bach intuiu suas essências. Tais informações tornam esta obra útil tanto àqueles que estão se iniciando no estudo da terapêutica floral como, também, aos mais experientes, inclusive aos pesquisa dores de novas essências florais, os quais têm agora mais um fio de meada a ser pesquisado, ou seja, a teoria da sincronicidade de C. G. Jung.

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Florais de Bach Uma Visão Mitológica, Etimológica e Arquetípica

Florais de Bach Uma Visão Mitológica, Etimológica e Arquetípica

Depois de muitos testes e experiências bem sucedidas, fiquei plenamente convencido da eficácia da terapêutica floral e, na década de 80, introduzia na minha prática de consultório. Naquela época, não havia no Brasil muita literatura específica disponível

Path: > > Florais de Bach Uma Visão Mitológica, Etimológica e Arquetípica

Download

Programação

Programação / Roteiro - sujeito a alterações

Download (733.91k)