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Curso de Fitoterapia – Via Internet

R$854,28

4x de R$213,57

A proposta é a volta às raízes da Fitoterapia, onde aprenderemos a trabalhar com um seleto grupo de ervas de uso livre, selecionadas pela sabedoria das tradições milenares e via testes na musculatura, pulsologia e toques em pontos de acupuntura e reflexoterápicos.

Descrição

Curso LIVRE de Fitoterapia

Este curso classifica-se como LIVRE, ou seja, sem nenhuma vinculação ao MEC ou seus prepostos.

Carga horária: 240 horas/aulas/trabalhos, distribuídas em 4 meses

Módulo Básico – com Certificado de Conclusão aos aprovados

 

Conteúdo curricular e estimativa de distribuição da carga horária:

Módulo Básico:

MATÉRIAS HORAS/AULAS
Introdução ao Paradigma Holístico – Módulos Essenciais 16
História da Terapia Holística – Módulos Essenciais 8
Psicoterapia Holística – Módulos Essenciais 48
NTSV e Legislação – Módulos Essenciais 24
Abordagem Holística do Cliente – Módulos Essenciais 8
Técnicas Terapêuticas Comparadas – Módulos Essenciais 32
Fitoterapia 104
CARGA HORÁRIA TOTAL (estimada): 240


Proposta: Com a Pulsologia de Nogier (muito prática e de rápido aprendizado) ou analisando a reação do cliente ao toque em pontos-chaves, de pronto obtém-se a avaliação de quais seriam os desequilíbrios e quais as micro-regiões a serem estimuladas para despertar em nossos Clientes todos os seus recursos de Auto-Harmonização.

À disposição, uma vasta gama de opções de estímulos distintos, tais como o toque, imãs, cores, sons e até as famosas agulhas, dentre outras. O trabalho pode ser realizado tomando-se regiões corpóreas (orelhas, pés, pontos de acupuntura) que atuam como um microcosmo da pessoa atendida, um “espelho” de mão-dupla, que tanto reflete o estado global de harmonia, quanto intervir terapeuticamente, mediante estimulação. O mapeamento das zonas reflexológicas foi quintessenciado ao máximo, devido ao resgate da milenar abordagem dos Cinco Movimentos Chineses, que traduz o trabalho em uma síntese quase que poética e de fácil compreensão. Docente: Henrique Vieira Filho

Planejamento – Conteúdo programático

Módulos Essenciais – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória

  • Introdução ao Paradigma Holístico – histórico; definição; comparação entre o paradigma cartesiano e o holístico; a visão holística aplicada à qualidade de vida, à saúde, à educação e à empresa – esta disciplina objetiva atualizar o aluno perante as correntes atuais de pensamento, às quais resgatam a visão milenar de universo inter-relacionado e as aplicam às ciências atuais.
  • Psicoterapia Holística – introdução; “behaviorismo”; psicanálise; psicoterapia humanista; psicoterapia transpessoal; técnicas de aconselhamento; psicoterapia moderna e terapias milenares – esta disciplina objetiva um melhor preparo ao Terapeuta Holístico em seu relacionamento com o Cliente, auxiliando este por meio de técnicas de aconselhamento que visem o autoconhecimento;
  • NTSV e Legislação Profissional – análise das Normas Técnicas Setoriais Voluntárias da Terapia Holística; avaliação dos atuais textos legais referentes ao exercício profissional; direitos e deveres como cidadão; como montar um consultório; questões contábeis: inscrição como autônomo, abertura de firma e registro via CLT – esta disciplina objetiva um maior preparo do Terapeuta Holístico ao exercício de sua profissão, bem como à sua cidadania;
  • Abordagem Holística do Cliente – A abordagem do cliente nas diferentes linhas terapêuticas; a concepção holográfica do complexo corpo/mente/universo – esta disciplina objetiva fornecer ao discente uma compreensão maior do funcionamento psicobiofísico de seu cliente, no paradigma energético, em contraponto à visão convencional,;
  • Técnicas Terapêuticas Comparadas – introdução básica às técnicas terapêuticas mais usadas no Brasil e no mundo; o uso integrado de várias técnicas no atendimento individual, em grupo e na empresa – esta disciplina objetiva inteirar o discente sobre a vasta gama das especialidades terapêuticas, auxiliando-o na escolha das mais adeqüadas para cada caso, bem como a trabalhar com várias delas integradas num mesmo objetivo final;
  • História da Terapia Holística – a definição do Terapeuta Holístico no Brasil; origem e reconhecimento mundial; o movimento da Contra-Cultura e a elitização das Terapias; a situação no Brasil – esta disciplina objetiva situar o Terapeuta Holístico em seu papel histórico/cultural bem como à maior compreensão da importância atual do exercício de sua profissão para a sociedade;
  • Psicoterapia Holística – introdução; histórico; análise das principais técnicas psicoterápicas – orientais e ocidentais; psicoterapia, terapias “alternativas” e medicina oficial; as tradições milenares e as modernas psicoterapias; terapias reichiana e neo-reichianas; bioenergética; neurolinguística; calatonia; psicoterapia aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;

Disciplinas Específicas do Curso de Psicoterapia – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória

  • Os Cinco Movimentos Aplicado à Psicoterapia – introdução; histórico; análise das principais técnicas – orientais e ocidentais; paralelos com as demais abordagens psicoterápicas; as tradições milenares e as modernas técnicas de acupuntura; shiatsu e do-in; terapia reichiana; bioenergética; acupuntura, auriculoterapia e técnicas derivadas; cromopuntura; calatonia auricular; acupuntura aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;
  • Adaptações de Técnicas Psicanalíticas à Terapia Holística – Bem fundamentado nas técnicas de Aconselhamento, o Terapeuta Holístico mais facilmente pode diversificar, acrescentando outras formas de Psicoterapia ao seu currículo, tais como a Psicanálise Freudiana, Reichiana e Junguiana e a Terapia Transpessoal, que são fundamentos paras vários recursos em nossa profissão, tais como as técnicas de regressão, progressão, vivências, leitura corporal, etc….

Disciplinas Específicas do Curso de Fitoterapia – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória

  • Fitoterapia – introdução; histórico; legislação; análise dos principais sistemas; fitoterapia na Terapia Holística; propriedades terapêuticas e de percepção das plantas; as tradições milenares e a fitoterapia; fitoterapia e a psicoterapia junguiana; fitoterapia aplicada; Pulsologia de Nogier para a seleção de fitoterápicos – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;
  • Os Cinco Movimentos Aplicado à Fitoterapia – introdução; histórico; paralelos com as demais terapias – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;

Metodologia Prevista

A Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, dentre outros recursos, disporá em seu Módulo Básico, de aulas e provas SEMANAIS via Internet (distribuídas de junho a setembro deste ano), incluindo textos para estudos e consulta, questionários, tarefas e provas.

As aulas teóricas conterão textos próprios e/ou recursos áudio-visuais via Internet (salas de “bate-papo”, vídeos, “e-books”, etc.), além da recomendação de leituras extra-classe destacadas dentre a bibliografia recomendada, sendo que alguns livros didáticos serão destacados como necessários para o acompanhamento das aulas;

Ênfase à descrição de casos como forma de apreender o conteúdo teórico e preparar para a prática;

Supervisão via Internet (“e-mail”, sala de “bate-papo”, fórum “online” e similares) como forma de introduzir o Terapeuta Holístico no trabalho prático, aumentar a autoconfiança e de melhor avaliar seu aprendizado.

Corpo Docente: Henrique Vieira Filho

Seleção de Matrícula para Corpo Discente

Requisito básico

Ter quitado o investimento, 2º grau completo e idade acima de 18 anos, podendo haver exceções, a critério da organização.

Requisitos técnicos

Computador com Windows 2000, XP, Vista ou superior e facilidade em instalar programas e utilizar-se de comunicadores online e webcam

Conexão banda-larga à Internet e facilidade em navegação em websites

Web-cam e filmadora digital

Placa de som

Caixa de som ou fone de ouvido

Microfone (em caso de conferências de áudio)

Endereço eletrônico (e-mail)

 

Dispensa de Matérias e Módulo:

Não haverá dispensa de matérias e/ou módulos.

Avaliação VIA INTERNET

Por meio de provas (questionários disponibilizados na Internet e até mesmo, “ao vivo”, via salas de “chat” e similares, além das provas e práticas presenciais via internet), e trabalhos escritos (remetidos exclusivamente por meio de arquivo de computador), individuais e/ou em grupo, além do desempenho na supervisão, sendo a avaliação a critério exclusivo do corpo docente.

A nota média pretendida é 07 (sete), de um total possível de 10 (dez), sendo que para os que não a atingirem, será feito convite a refazer o curso, participando da próxima turma. Será exigido dos discentes uma freqüência mínima de 75% às aulas presenciais semanais, via Internet.

Material didático adotado

O valor do investimento à vista custeia todo o material didático, que será em formato digital (PDF e E-Pub), acessível em computadores, smartphones e tablets.

Bibliografia recomendada

BROSSE, JACQUES – As Plantas e Sua Magia – S. Paulo, Roccko, 1984
CHEVALIER, Jean – Dictionnaire des Symboles. Paris, Éd. Robert Laffont S.A. e Ed. Júpiter, 1982.
ESPECHE, Bárbara e Eduardo Grecco – Jung y Flores de Bach -Arquetipos e Flores. Ediciones Continente.
FAUBERT, Gabriel – La Chronobiologie chinoise. Paris, Éditions Albin Michel S.A., 1987.
GRANET, Marcel – La pensée chinoise. Paris, Éditions Albin Michel, 1980.
HALL, James A. – A Experiência Junguiana. S. Paulo, Cultrix, 1989.
HIRSCH, SONIA – Manual do Herói – Gráfica e Editora Prensa, 1990.
HUSSON, A. – Versão e comentários – Huang Di Nei Jing Su Wen. Paris, Ed. A.S.M.A.E
HEDGES, LAWRENCE E.; HILTON, ROBERT e HILTON, VIRGINIA W. – Terapeutas em Risco – Perigos da Intimidade na Relação Terapêutica, Summus Ed., 1997.
JACOBI, Jolande – Complexo -Arquétipo – Símbolo. S. Paulo, Cultrix, 1986.
JUNG, C. G. – Psicologia e Alquimia. 5. Paulo, Vozes, 1991.
LEXIKON, Herder – Dicionário de Símbolos. 5. Paulo, Cultrix, 1992.
MACHADO, José Pedro Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Confluência Ltda., 1967.
MARKEY; Christopher- Yin-Yang. 5. Paulo, Cultrix, 1987.
MASPERO, Henry – Le Taoisme et les Religions Chinoises. Paris, Ed. Gallimard.
MELLIE UYLDERT – A Magia das Plantas – S. Paulo, Pensamento, 1994.
MIYUKI, Mokusen – Versão e comentários – A Doutrina da Flor de Ouro. S. Paulo, Pensamento, 1990.
REQUENA, Yves – Acupuncture et Psychologie: pour une approche nouvelle dela Psycho-somatique. Paris, Maloine S.A. Éditeur, 1983.
REQUENA, Yves – Acupuncture et Phytothérapie. Paris, Maloine S.A. Éditeur, 1983.
TABONE, Márcia – A Psicologia Transpessoal. São Paulo, Cultrix, 1987.
TOMPKINS, PETER e BIRD, CHRISTOPHER – A Vida Secreta das Plantas. Editora Exped, 2004.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – O Microcosmo Sagrado. São Paulo, Lumina Editorial, 1998.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Tutorial Terapia Holística. São Paulo, Sintebooks, 2002.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Marketing Para Consultórios de Terapia Holística. São Paulo, Sintebooks, 2003.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Florais de Bach – Uma Visão Mitológica, Etimológica e Arquetípica – Incluindo NTSV – TF 001 – Norma Técnica Setorial Voluntária para a Terapia Floral – 4a Edição – Editora Pensamento, 1994.
WEIL, PIERRE – Holística: Uma Nova Visão e Abordagem do Real – Ed. Palas Athenas, São Paulo, 1990.
WHITMONT; Edward C. – A Busca do Símbolo. S. Paulo, Cultrix, 1990.

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