Curso de Terapia Floral de Bach – Ensino À Distância
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O Curso de Terapia Floral de Bach objetiva capacitar ao correto exercício da técnica, seja para uso pessoal, seja para consultórios.
Henrique Vieira Filho é pioneiro no Brasil, tendo sido o primeiro a ministrar cursos de Florais de Bach em nosso país.
Descrição
Curso LIVRE de Terapia Floral de Bach
Este curso classifica-se como LIVRE, ou seja, sem nenhuma vinculação ao MEC ou seus prepostos.
Carga horária: 240 horas/aulas/trabalhos, distribuídas em 5 meses
Módulo Básico – com Certificado de Conclusão aos aprovados
Conteúdo curricular e estimativa de distribuição da carga horária:
Módulo Básico:
MATÉRIAS | HORAS/AULAS |
Introdução ao Paradigma Holístico – Módulos Essenciais | 16 |
História da Terapia Holística – Módulos Essenciais | 8 |
Psicoterapia Holística – Módulos Essenciais | 48 |
NTSV e Legislação – Módulos Essenciais | 24 |
Abordagem Holística do Cliente – Módulos Essenciais | 8 |
Técnicas Terapêuticas Comparadas – Módulos Essenciais | 32 |
Terapia Floral de Bach | 104 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 240 |
Terapeuta Floral
Procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Atua dentro de uma proposta de transcendência dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo à consciência aspectos de seu “eu” mais profundo, integrando-o, ainda, com seu próprio corpo, sociedade e universo:
Faz uso de compostos energéticos denominados de “essências florais”, cuja proposta é predominantemente preventiva e que atuam através das questões psíquicas, sendo cada essência indicada para harmonizar um tipo de emoção específica.
O uso contínuo da terapia floral leva a uma maior compreensão das emoções, permitindo o aflorar de um material psíquico mais profundo, ampliando, assim, o autoconhecimento, o que resulta numa melhoria da qualidade de vida como um todo, podendo chegar até à reversão das somatizações.
É normalmente associada a outras técnicas terapêuticas, em especial, o aconselhamento, possibilitando mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisões, inclusive, profissionais.
Planejamento – Conteúdo programático
Módulos Essenciais – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória
- Introdução ao Paradigma Holístico – histórico; definição; comparação entre o paradigma cartesiano e o holístico; a visão holística aplicada à qualidade de vida, à saúde, à educação e à empresa – esta disciplina objetiva atualizar o aluno perante as correntes atuais de pensamento, às quais resgatam a visão milenar de universo inter-relacionado e as aplicam às ciências atuais.
- Psicoterapia Holística – introdução; “behaviorismo”; psicanálise; psicoterapia humanista; psicoterapia transpessoal; técnicas de aconselhamento; psicoterapia moderna e terapias milenares – esta disciplina objetiva um melhor preparo ao Terapeuta Holístico em seu relacionamento com o Cliente, auxiliando este por meio de técnicas de aconselhamento que visem o autoconhecimento;
- NTSV e Legislação Profissional – análise das Normas Técnicas Setoriais Voluntárias da Terapia Holística; avaliação dos atuais textos legais referentes ao exercício profissional; direitos e deveres como cidadão; como montar um consultório; questões contábeis: inscrição como autônomo, abertura de firma e registro via CLT – esta disciplina objetiva um maior preparo do Terapeuta Holístico ao exercício de sua profissão, bem como à sua cidadania;
- Abordagem Holística do Cliente – A abordagem do cliente nas diferentes linhas terapêuticas; a concepção holográfica do complexo corpo/mente/universo – esta disciplina objetiva fornecer ao discente uma compreensão maior do funcionamento psicobiofísico de seu cliente, no paradigma energético, em contraponto à visão convencional,;
- Técnicas Terapêuticas Comparadas – introdução básica às técnicas terapêuticas mais usadas no Brasil e no mundo; o uso integrado de várias técnicas no atendimento individual, em grupo e na empresa – esta disciplina objetiva inteirar o discente sobre a vasta gama das especialidades terapêuticas, auxiliando-o na escolha das mais adeqüadas para cada caso, bem como a trabalhar com várias delas integradas num mesmo objetivo final;
- História da Terapia Holística – a definição do Terapeuta Holístico no Brasil; origem e reconhecimento mundial; o movimento da Contra-Cultura e a elitização das Terapias; a situação no Brasil – esta disciplina objetiva situar o Terapeuta Holístico em seu papel histórico/cultural bem como à maior compreensão da importância atual do exercício de sua profissão para a sociedade;
- Psicoterapia Holística – introdução; histórico; análise das principais técnicas psicoterápicas – orientais e ocidentais; psicoterapia, terapias “alternativas” e medicina oficial; as tradições milenares e as modernas psicoterapias; terapias reichiana e neo-reichianas; bioenergética; neurolinguística; calatonia; psicoterapia aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;
Disciplinas Específicas do Curso de Psicoterapia – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória
- Os Cinco Movimentos Aplicado à Psicoterapia – introdução; histórico; análise das principais técnicas – orientais e ocidentais; paralelos com as demais abordagens psicoterápicas; as tradições milenares e as modernas técnicas de acupuntura; shiatsu e do-in; terapia reichiana; bioenergética; acupuntura, auriculoterapia e técnicas derivadas; cromopuntura; calatonia auricular; acupuntura aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;
- Adaptações de Técnicas Psicanalíticas à Terapia Holística – Bem fundamentado nas técnicas de Aconselhamento, o Terapeuta Holístico mais facilmente pode diversificar, acrescentando outras formas de Psicoterapia ao seu currículo, tais como a Psicanálise Freudiana, Reichiana e Junguiana e a Terapia Transpessoal, que são fundamentos paras vários recursos em nossa profissão, tais como as técnicas de regressão, progressão, vivências, leitura corporal, etc….
Disciplinas Específicas do Curso de Florais de Bach – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória
- Terapia Floral – introdução; histórico; análise dos principais sistemas florais; terapia floral na Terapia Holística; propriedades terapêuticas e de percepção das plantas; as tradições milenares e os florais; florais e a psicoterapia junguiana; como descobrir e desenvolver novas essências; terapia floral aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;
Metodologia Prevista
A Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, dentre outros recursos, disporá em seu Módulo Básico, de aulas e provas SEMANAIS via Internet (distribuídas de junho a setembro deste ano), incluindo textos para estudos e consulta, questionários, tarefas e provas.
As aulas teóricas conterão textos próprios e/ou recursos áudio-visuais via Internet (salas de “bate-papo”, vídeos, “e-books”, etc.), além da recomendação de leituras extra-classe destacadas dentre a bibliografia recomendada, sendo que alguns livros didáticos serão destacados como necessários para o acompanhamento das aulas;
Ênfase à descrição de casos como forma de apreender o conteúdo teórico e preparar para a prática;
Supervisão via Internet (“e-mail”, sala de “bate-papo”, fórum “online” e similares) como forma de introduzir o Terapeuta Holístico no trabalho prático, aumentar a autoconfiança e de melhor avaliar seu aprendizado.
Corpo Docente
Seleção de Matrícula para Corpo Discente
Requisito básico
Ter quitado o investimento, 2º grau completo e idade acima de 18 anos, podendo haver exceções, a critério da organização.
Requisitos técnicos
Computador com Windows 2000, XP, Vista ou superior e facilidade em instalar programas e utilizar-se de comunicadores online e webcam
Conexão banda-larga à Internet e facilidade em navegação em websites
Web-cam e filmadora digital
Placa de som
Caixa de som ou fone de ouvido
Microfone (em caso de conferências de áudio)
Endereço eletrônico (e-mail)
Dispensa de Matérias e Módulo:
Não haverá dispensa de matérias e/ou módulos.
Avaliação VIA INTERNET
Por meio de provas (questionários disponibilizados na Internet e até mesmo, “ao vivo”, via salas de “chat” e similares, além das provas e práticas presenciais via internet), e trabalhos escritos (remetidos exclusivamente por meio de arquivo de computador), individuais e/ou em grupo, além do desempenho na supervisão, sendo a avaliação a critério exclusivo do corpo docente.
A nota média pretendida é 07 (sete), de um total possível de 10 (dez), sendo que para os que não a atingirem, será feito convite a refazer o curso, participando da próxima turma. Será exigido dos discentes uma freqüência mínima de 75% às aulas presenciais semanais, via Internet.
Material didático adotado
O valor do investimento à vista custeia todo o material didático, que será em formato digital (PDF e E-Pub), acessível em computadores, smartphones e tablets.
Bibliografia recomendada
BACH, Edward – Os Remédios Florais do Dr. Bach. S. Paulo, Pensamento, 1990.
CHEVALIER, Jean – Dictionnaire des Symboles. Paris, Éd. Robert Laffont S.A. e Ed. Júpiter, 1982.
ESPECHE, Bárbara e Eduardo Grecco – Jung y Flores de Bach -Arquetipos e Flores. Ediciones Continente.
FAUBERT, Gabriel – La Chronobiologie chinoise. Paris, Éditions Albin Michel S.A., 1987.
GRANET, Marcel – La pensée chinoise. Paris, Éditions Albin Michel, 1980.
HALL, James A. -A Experiência Junguiana. 5. Paulo, Cultrix, 1989.
HEDGES, LAWRENCE E.; HILTON, ROBERT e HILTON, VIRGINIA W. – Terapeutas em Risco – Perigos da Intimidade na Relação Terapêutica, Summus Ed., 1997.
HIRSCH, SONIA – Manual do Herói – Gráfica e Editora Prensa, 1990.
HUSSON, A. – Versão e comentários – Huang Di Nei Jing Su Wen. Paris, Ed. A.S.M.A.E
JACOBI, Jolande – Complexo -Arquétipo – Símbolo. 5. Paulo, Cultrix, 1986.
JUNG, C. G. – Psicologia e Alquimia. 5. Paulo, Vozes, 1991.
LEXIKON, Herder – Dicionário de Símbolos. 5. Paulo, Cultrix, 1992.
MACHADO, José Pedro Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Confluência Ltda., 1967.
MARQUES, Breno e Ednamara B. V Os Remédios Florais de Minas. Luz Azul Cultural, 1992.
MARKEY; Christopher- Yin-Yang. 5. Paulo, Cultrix, 1987.
MASPERO, Henry – Le Taoisme et les Religions Chinoises. Paris, Ed. Gallimard.
MIYUKI, Mokusen – Versão e comentários – A Doutrina da Flor de Ouro. 5. Paulo, Pensamento, 1990.
REQUENA, Yves – Acupuncture et Psychologie: pour une approche nouvelle dela Psycho-somatique. Paris, Maloine S.A. Éditeur, 1983.
REQUENA, Yves – Acupuncture et Phytothérapie. Paris, Maloine S.A. Éditeur, 1983.
SCHEFFER, Mechthild – Terapia Floral do Dr. Bach. São Paulo, Pensamento, 1991.
TABONE, Márcia – A Psicologia Transpessoal. São Paulo, Cultrix, 1987.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – O Microcosmo Sagrado. São Paulo, Lumina Editorial, 1998.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Tutorial Terapia Holística. São Paulo, Sintebooks, 2002.
VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Marketing Para Consultórios de Terapia Holística. São Paulo, Sintebooks, 2003.
WEIL, PIERRE – Holística: Uma Nova Visão e Abordagem do Real – Ed. Palas Athenas, São Paulo, 1990.
WHITMONT; Edward C. – A Busca do Símbolo. 5. Paulo, Cultrix, 1990.